Ministro das Finanças da Grécia renuncia ao cargo após vitória do não
Segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ministro das Finanças da Grécia renuncia ao cargo após vitória do não

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira (06/07). A decisão vem um dia depois de 61% da população grega votar a favor do “não” a um acordo com credores europeus nos moldes da austeridade tradicional imposta pelas instituições financeiras internacionais.

Conhecido por suas desavenças com os sócios europeus, Varoufakis explicou em seu blog pessoal que, logo após o anúncio do resultado do referendo, ele ficou sabendo que alguns participantes do Eurogrupo tinham “certa preferência” de sua “ausência” nas reuniões. Seu dever seria, então, “facilitar” essas negociações.

A visão do ex ministro sobre a crise europeia 

Em 2011, Yanis Varoufalkis realizou uma palestra, ainda como professor, na conferência realizada pelo TED. Com o título  "Uma proposta modesta para transformar a Europa", Varoufalkis define pontos da crise europeia e as possibilidades de ações que possam ser tomadas, atos que vão contrários aos banqueiros e empresários, o que explicaria sua saída após a vitória do não. 

"Muito em breve, não haverá mais esquerda na Europa, mas uma concha vazia para nos lembrar do ideal sublime que custuma ser a União Europeia"

Varoufakis acredita que a crise vai ter um efeito sobre a população. As máscaras dos políticos, empresas, banqueiros estão caindo e com isso o desanimo está se generalizando. Segundo ele,  "precisamos de uma política de investimentos europeu realizada em conjunto", e não pensando apenas na totalidade. 

"Precisamos parar com a austeridade ilógica que está fazendo a crise da divida piorar"

Nascido em Atenas em 1961, o ministro grego se mudou para o Reino Unido no fim dos anos 80, onde obteve doutorado na Universidade de Essex em matemática e estatística. Sua experiência acadêmica é marcada por passagens em universidades como de Cambridge, Sydney, Texas, Glasgow e de Atenas. Além de um currículo de prestígio como professor universitário, Varoufakis é um proeminente especialista em teoria dos jogos e um “errante marxista”, como ele se define.

Confira: 

Com informações do Ópera Mundi 
Segunda-feira, 6 de julho de 2015
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend