Janot lidera lista e pode ser reconduzido ao comando da Procuradoria-Geral
Quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Janot lidera lista e pode ser reconduzido ao comando da Procuradoria-Geral

O atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ficou em primeiro lugar na lista tríplice a ser encaminhada à presidenta Dilma Rousseff, que indicará ao Congresso quem deve assumir o posto. Janot teve 799 votos. Também integrarão a lista os subprocuradores Mario Luiz Bonsaglia (462) e Raquel Elias Ferreira Dodge (402). Além deles, concorreu o subprocurador Carlos Frederico Santos (217), na votação promovida hoje (5) pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Dilma tem a competência legal para escolher o nome, entre os três da lista, e encaminhar a indicação para o Senado. O indicado terá de passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser submetido a votação em plenário. Uma tradição iniciada no governo Lula indica a recondução de Janot, por ser o mais votado, embora isso não seja obrigatório. O mandato atual termina em 17 de setembro.

Matéria originalmente postada em Rede Brasil Atual 

Segundo a comissão eleitoral da ANPR, participaram 983 membros do Ministério Público Federal, recorde de votação – cada um tinha direito a votar em três nomes. O número representa 79% dos associados.

No MPF desde 1984 e formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Janot ganhou visibilidade com o andamento da Operação Lava Jato. Vários congressistas são investigados por suposta participação em esquema de corrupção na Petrobras, o que rendeu críticas ao procurador-geral e alimentou especulações de que sua recondução ao cargo poderia ser dificultada no Senado – o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), por exemplo, é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Mario Bonsaglia, formado pela Universidade de São Paulo, integra o Conselho Superior do MPF e foi procurador-regional eleitoral em São Paulo (2004-2008). Mestre em Direito pela Universidade de Harvard, Raquel Dodge é especialista na área criminal e titular da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público.

Quinta-feira, 6 de agosto de 2015
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend