Um dos temas mais sensíveis em discussão na Câmara neste ano, a redução da idade penal para 16 anos, teve um novo capítulo ontem. O Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, colocou em pauta a discussão sobre a nova proposta para reduzir a maioridade quando o plenário estava vazio e a hora passava da meia noite.
A medida visou abreviar o debate e acelerar o processo de votação que ocorrerá nesta quarta (19). Como a discussão sobre o FGTS se estendeu durante toda a tarde de ontem, enquanto finalizava o processo de votação, o plenário foi se esvaziando.
A ação de Eduardo Cunha gerou crítica de parlamentares, como o Deputado Alessandro Molon (PT/RJ), que postou em sua rede social a foto do plenário comprovando o esvaziamento.
Entretanto, apesar de poucos parlamentares presentes, ainda houve uma questão de ordem apresentada pelo deputado Arlindo Chinaglia, contestando a votação da PEC em primeiro turno, sob o argumento de que o texto aprovado foi elaborado a partir de emendas que já haviam sido rejeitadas.
A questão de ordem ficou para ser respondida por Cunha nesta quarta feira, na hora da votação.
O Justificando cobrirá a votação em tempo real.