Concurso para juiz do Tribunal de Justiça do Rio terá cota para negros
Quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Concurso para juiz do Tribunal de Justiça do Rio terá cota para negros

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) aprovou na segunda-feira (24/8) uma resolução que reserva a negros 20% das vagas do XLVII Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio.

Para disputar as vagas destinadas à cota racial, os candidatos terão que comprovar renda familiar máxima de até 1,5 salário mínimo e alcançar a nota mínima exigida na primeira fase de seleção. As regras do concurso serão detalhadas em edital a ser publicado em breve.

A aprovação da ação afirmativa, conjugando a questão da etnia com o fator econômico, foi comemorada pelo presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. “Considero uma manifestação de grandeza do tribunal, que construiu um consenso, observando o que diz a Constituição. Sinto-me orgulhoso de presidir esta casa”, disse ao plenário no final da votação.

Em junho desse ano, o Conselho Nacional de Justiça aprovou reserva de 20% de vagas para negros em concursos públicos para o cargo de servidores e juízes. De acordo com a norma, a reserva  será obrigatória quando o número de vagas for igual ou superior a três até 2024.

Fonte: TJRJ
Quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend