Filha de Luiz Fux é uma das indicadas pela OAB para o TJRJ
Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Filha de Luiz Fux é uma das indicadas pela OAB para o TJRJ

Nesta quinta-feira, 25, os conselheiros da seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil aprovaram o nome de Marianna Fux, filha do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, para a vaga de desembargadora no Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ) destinada à advocacia. Marianna comporá uma lista junto a outros cinco advogados e advogadas para futura escolha de três nomes pelo Tribunal. Em seguida, o governador Luiz Fernando Pezão fará a indicação de quem assumirá a vaga.

A indicação para a vaga pela OAB demorou mais do que o usual, uma vez que a candidatura de Marianna foi impugnada por um conjunto de conselheiros e teve de ser submetida ao Conselho para julgamento. A alegação era que a advogada não havia comprovado exercício da advocacia nos anos de 2007, 08, 09, 10 e 14, descumprindo uma das exigências para concorrer à vaga.

Entretanto, por entender como intempestiva – isto é, proposta fora do prazo – o Conselho da Ordem do Estado julgou a impugnação improcedente. 

Marianna vai concorrer à vaga com os advogados Mauro Abdon Gabriel, Kátia Valverde Junqueira, Fábio de Oliveira Azevedo, Nilton Cesar Flores e Genilton Castilho.

Em 2014, Fux foi acusado de pressionar conselheiros para aprovarem nome da filha

Em setembro de 2014, antes da eleição ser interrompida pela impugnação à candidatura, a Folha de S. Paulo denunciou a pressão do ministro Luiz Fux a conselheiros da OAB/RJ para que Marianna tivesse seu sonho realizado: tornar-se desembargadora aos 33 anos.

Segundo o jornal apurou, Fux procurou conselheiros e desembargadores para pressionar pela aprovação da filha. Quatro conselheiros relataram que o ministro lembrou, durante as conversas, quais processos a seus cuidados poderiam chegar ao STF. Três desembargadores contaram que Fux os lembrou da candidatura de Marianna. Todos foram convidados para o casamento da filha.

 

Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend