Justificando estreia coluna com cartas de presidiários
Terça-feira, 5 de abril de 2016

Justificando estreia coluna com cartas de presidiários

O Justificando estreou hoje (05) a coluna "Cartas do Cárcere" que trata de textos escritos por presos e presas sobre a situação penitenciária tanto no Brasil, quanto no exterior. As cartas são enviadas para a redação como uma forma de denúncia aos abusos cometidos no sistema prisional brasileiro.

A redação já recebeu mais de 40 cartas para serem publicadas. A maioria delas são de presos pedindo ajuda jurídica, pois na maior parte deles o processo se encontra há anos parado sem ter ao menos uma explicação. A primeira carta escolhida para ser divulgada é de um apenado que conta seu dia-a-dia, além de expor sua situação jurídica e contar todos os abusos que sofre na cadeia. 

Leia a primeira carta – Quem poderá me socorrer, se não Deus?

"Os presos aqui (todos os raios, com exceção de 1) chegam a brigar, literalmente, por uma casca de banana para comer, pois a fome gera neura. Neste momento, por volta das 21 horas, a minha barriga começa a roncar de fome.", conta Maurício. 

O diretor de redação do Justificando, Brenno Tardelli conta que a inicitiva se deu pela falta de protagonismo dos apenados na mídia. "Sempre temos a percepção do sistema prisional apenas através de especialistas e dados. Agora saberemos de fato como é viver preso no Brasil e no Mundo", diz. 

A coluna irá ao ar todas as segundas-feiras no Justificando. Os nomes da coluna serão todos fictícios para preservar a identidade e segurança dos presos. 

Advogados, Advogadas e Familiares que se interessarem por divulgar os relatos de presos e presas poderão enviar cartas para a Redação do Justificando, no seguinte endereço:

Av Paulista, 1776, 13º andar, Bloco I, Bela Vista, São Paulo.  

CEP: 01310-200

 

 

Terça-feira, 5 de abril de 2016
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend