O Justificando Entrevista recebe o Pesquisador do Núcleo de Estudos e Violência da USP (NEV) e Jornalista fundador da Ponte Jornalismo, Bruno Paes Manso, para uma conversa sobre os homicídios no Brasil, a participação policial nas ações e o cenário atual da Segurança Pública.
Manso, que desenvolveu pesquisas sobre homicídios no Brasil, alerta para o fato que apesar do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de certos lugares ter crescido, a violência não diminuiu.
A violência, aliás, tem se feito presente há anos e aumentado dentro das forças policiais, as quais baseiam sua atuação quase que exclusivamente na repressão a flagrantes, distantes de um trabalho de inteligência e polícia, sendo exposta a um cenário mais propenso à letalidade. Soma-se a isso, inclusive, o fato das instituições policiais e jurídicas estimularem um comportamento mais violento.
Manso lembra de alguns casos de homicídios de autoria policial cujo resultado foi a absolvição, seja por medo e empatia dos jurados, seja por absoluta má condução de investigação de delegados, promotores e juízes em face dos acusados.
Para Manso, além de se repensar a visão da sociedade e das carreiras jurídicas sobre o assunto, uma das respostas para o abuso policial está justamente na desmilitarização da polícia militar, que permitiria um outro olhar que não aquele fechado de quartel.
Veja a entrevista na íntegra e aproveite para se inscrever no canal.