Faculdade focada em pensamento progressista realiza evento sobre Filosofia do Direito
Quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Faculdade focada em pensamento progressista realiza evento sobre Filosofia do Direito

Quando pensamos em uma faculdade de administração, logo vem em mente instituições que focam o estudo no mercado financeiro de uma forma burocrata e puramente técnica. De outro lado, uma faculdade de administração que seja pensada de forma progressista é sempre colocado como utopia em nossa sociedade.  

Esse cenário, no entanto, é realidade no edifício histórico Martinelli, localizado no centro de São Paulo, onde integrantes do Sindicato dos Bancários organizaram a Faculdade 28 de Agosto,  instituição que tem o projeto pedagógico focado na formação em direitos humanos e cidadania. 

O plano começou quando membros do Sindicato pensaram em ultrapassar a barreira de faculdades apenas voltadas para um determinado campo do conhecimento técnico e idelógico, iniciando um estudo administrativo de uma forma mais humanizada. Após percorrer instâncias adminstrativas no MEC, a faculdade foi aprovada em Fevereiro de 2015.  

Em entrevista a Rádio Brasil Atual, a diretora-geral da escola, Neiva Ribeiro, diz que a intenção do projeto pedagógico é levar para o ambiente acadêmico os princípios defendidos no dia a dia pelo movimento sindical, como o respeito às minorias, o combate às desigualdades de gênero, raça e orientação sexual, de respeito à organização dos trabalhadores e democratização dos meios de comunicação. "Uma série de questões que a gente discute no sindicato e que gostaríamos também de poder discutir na academia", ressalta Neiva

A graduação em Administração, com quatro anos de duração, tem em sua grade curricular Sociologia, Política, Economia e Estatística. A escolha de abrir a escola com este curso se deu a partir de uma pesquisa diretamente com a categoria bancária. 

Cursos e palestras livres 

Além da faculdade contar com o curso de bacharelado em Administração, a institutição realiza diversos cursos e palestras aberta ao público. Neste sábado (20) acontecerá um evento sobre a Filosofia do Direito. Na ocasião, o jurista e filósofo Alysson Leandro Mascaro, Professor livre-docente da USP, ministrará o curso e fará o lançamento da 5ª edição, ampliada, de sua obra Filosofia do Direito.

O curso com o título “O pensamento jurídico contemporâneo" tratará a respeito da concepção de filosofia do direito. Mascaro explicará suas bases e seus horizontes, expondo ainda suas ideias sobre a filosofia do direito contemporânea. Ao final, fará sessão de autógrafos e conversará com o público presente.

Em Junho, o filósofo concedeu uma entrevista exclusiva sobre o direito e a crise política para o Justificando. O conteúdo pode ser visto abaixo. 

Para fazer inscrição, clique aqui 

Quinta-feira, 18 de agosto de 2016
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend