As 10 melhores faculdades de Direito, segundo ranking da Folha de S. Paulo
Segunda-feira, 19 de setembro de 2016

As 10 melhores faculdades de Direito, segundo ranking da Folha de S. Paulo

Nesta segunda (19), o jornal Folha de S. Paulo divulgou o RUF – Ranking Universitário Folha – que avalia as Faculdades e respectivos cursos.

Dentre os critérios analisados, a RUF considera a avaliação do mercado, a qualidade do curso, as áreas de mestrado e doutorado, bem como o percentual de professores com dedicação exclusiva e desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

No campo do Direito, a 1ª colocada foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Largo São Francisco (USP). Em 4ª colocada geral e 1ª dentre as universidades particulares aparece a Fundação Getúlio Vargas (Direito GV), seguida da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Conheça as 10 melhores colocadas:

  1. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Conhecida como “Vetusta”, a UFMG foi a melhor colocada em 2014, mas perdeu posição para a USP no último ano. Retomou a primeira colocação.
  2. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. No geral, a UFRJ ultrapassou a USP e se tornou a melhor avaliada. No curso do direito chegou a colocação que estava em 2014. Ano passado ficou na 3ª colocação.
  3. Universidade de São Paulo – USP. Primeira colocada em 2015, caiu duas posições, mas ostenta excelentes índices gerais.
  4. Fundação Getúlio Vargas – Direito FGV. Ultrapassou a PUCSP e se tornou a primeira colocada dentre as universidades particulares neste ano.
  5. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Ano passado ostentava a primeira colocação dentre as particulares, mas caiu uma posição este ano. Ficou mal avaliada no quesito de professores com dedicação exclusiva.
  6. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Melhora no quesito mestrado e doutorado levou UFPE ganhar três posições comparadas ao ano passado.
  7. Universidade de Brasília – UNB. Desde 2014 oscila entre a 6ª e 7ª colocação. Dentre as 10 primeiras é a que foi melhor no Enade.
  8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Outra Universidade que foi bem no Enade, mas caiu uma posição do ranking de 2015 e 2014.
  9. Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE. Ostenta excelentes níveis de avaliação de mercado, mas peca no quesito de professores com dedicação exclusiva e no desempenho no Enade.
  10. Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Segunda colocada no Estado do RJ, manteve a 10ª colocação nacional do último ano.

Veja o ranking completo

Segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]