Nos 10 anos de sua existência, Defensoria Pública de SP homenageia Alckmin
Quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Nos 10 anos de sua existência, Defensoria Pública de SP homenageia Alckmin

No evento que comemorará os seus 10 anos de existência, no próximo dia 24, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a Defensoria Pública homenageará o governador Geraldo Alckmin. O convite foi divulgado uma semana após movimentos sociais criticarem a instituição pelo seu distanciamento das pautas sociais e burocratização.

A homenagem causou desconforto em integrantes da carreira, os quais lembram do histórico truculento de Alckmin, tendo sido denunciado, inclusive, a órgãos internacionais pela violação a direitos humanos.

Destacam-se, dentre tantas violações, o alto índice de homicídios da polícia que comanda e é entusiasta, além da brutalidade junto a movimentos de moradia, a qual protagonizou casos marcantes, como a reintegração do bairro do Pinheirinho.

Ao Justificando, um Defensor Público que preferiu não se identificar, criticou a escolha – É um absurdo a instituição homenagear uma pessoa diretamente responsável pela violação de tantos direitos“.

O Ouvidor da Defensoria Pública, Alderon Pereira da Costa, concorda e relembra a ausência de honrarias aos movimentos sociais – A Defensoria Pública do estado de São Paulo foi criada apenas em 2006, após amplas mobilizações de movimentos sociais. Estranha – se, portanto, o fato de ser o governador o homenageado, e não os membros dos movimentos e, sobretudo, a completa ausência de honrarias a esses últimos.

Procurada pela redação, a Defensoria Pública do Estado justificou que o evento é um debate que contém homenagem também a outras pessoas. Quanto a Alckmin, o gesto decorre da própria criação da entidade, ocorrida na gestão do governador. Em janeiro de 2006, o governador sancionou a lei complementar que criou a instituição.

Além dele, também serão homenageados o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski e a ex Defensora Pública Geral Daniela Sollberger.

Quinta-feira, 13 de outubro de 2016
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend