Rafael Braga Vieira
Quarta-feira, 26 de julho de 2017

Rafael Braga Vieira

Desde junho de 2013, época em que eclodiram manifestações por todo o Brasil, Rafael Braga Vieira passou a ser inimigo declarado do Estado. Negro, pobre e da periferia, o crime em questão foi ser a carne mais barata do mercadoO “Coisas Que Você Precisa Saber” traz então um especial mais do que especial sobre o caso, que sintetiza o que é o sistema penal brasileiro. 

Recentemente, Rafael surgiu do esquecimento que lhe foi imposto pelo Estado e pela esquerda institucional, a qual, em regra, deixou de debater seu caso. O triste ressurgimento de Rafael Braga foi traduzido na notícia de que ele foi condenado, em 20 de abril, a cumprir 11 anos e três meses de reclusão, acrescidos de pagamento de uma multa de aproximadamente R$ 1.600,00. 

Para destrinchar melhor o caso, o programa contou com as participações da Mestre em Filosofia e Feminista Negra, Djamila Ribeiro​, e de Adilson J. Moreira​, Doutor em Direito por Harvard. De acordo a Djamila, o caso em questão é racista. “Vivemos em um país onde existe o racismo institucional e que o caso do Rafael Braga não é isolado“, afirma.

Adilson Moreira ressalta a atuação das polícias que, nessa e em tantas outras ocasiões, é seletiva. “Centenas de estudos sobre descriminação institucional nas polícias militares dizem que nós temos razões fortíssimas para questionar esses depoimentos [de policiais]. Muitas vezes policiais ‘plantam’ provas com a objetivo específico de criminalizar pessoas negras“, explica.

Assista ao programa completo:

Quarta-feira, 26 de julho de 2017
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]