Adilson Moreira lança “O que é discriminação?” nesta quinta em São Paulo
Segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Adilson Moreira lança “O que é discriminação?” nesta quinta em São Paulo

Nesta quinta, 24, o Justificando, a Editora Letramento e Adilson José Moreira, professor Doutor em direito constitucional pela Universidade de Harvard e autor da obra, convidam todos e todas para prestigiar o lançamento do livro “O que é Discriminação?”. O evento será realizado na Livraria da Vila no Shopping Páteo Higienópolis, em São Paulo e contará com a presença do autor, de redação do Just, de juristas, intelectuais, ativistas, estudantes, dentre outras pessoas.

Clique aqui para adquirir a obra

Obra é revolucionária por estudar profundamente o direito antidiscriminatório, matéria inexistente no Brasil, mas obrigatória em outros países, como os EUA. Moreira explora as diversas teorias sobre o racismo, enfrentando temas que se repetem na sociedade brasileira, a qual pouco fala sobre o assunto.

Veja algumas discussões travadas na obra:

Sobre a obra: Embora seja utilizado cotidianamente por operadores do direito, gestores públicos, agentes políticos e líderes de movimentos sociais, o termo discriminação possui uma pluralidade de significados que transcende a sua definição tradicional de um tratamento arbitrário e intencional.

Esta compreensão restrita impede a identificação de mecanismos complexos de exclusão, requisito necessário para a emancipação de grupos minoritários. Assim, a ausência de um cabedal teórico suficiente para a investigação das diversas formas de operação dos sistemas de opressão permite a reprodução de discursos e práticas que legitimam a exclusão.

Esta obra preenche um vazio presente na nossa literatura jurídica ao apresentar ao público brasileiro de forma clara as diferentes gerações de teorias de discriminação. Essa análise é necessária para que todas as pessoas possam ter uma noção mais adequada do papel que os direitos fundamentais devem desempenhar na nossa sociedade. Obras jurídicas nacionais sempre exploram os sentidos e dimensões dessa categoria de direitos, mas raramente examinam de forma sistemática os problemas que dificultam ou impossibilitam seu gozo.

O leitor ou a leitora terá acesso a uma diversidade de teorias e pesquisas que possibilitarão a construção de perspectivas hermenêuticas transformadoras e de políticas públicas mais eficazes. Pensamos que a publicação deste livro poderá contribuir significativamente para a construção de uma sociedade mais igualitária no Brasil.

Veja o evento do livro no Facebook.

Segunda-feira, 21 de agosto de 2017
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend