Tema de fundamental importância para todos alunos e alunas, mestrandos, doutorandos e professores do curso de direito, a pesquisa acadêmica pode ser um enorme “problema” à primeira vista.
No entanto, pesquisadores têm cada vez mais estimulado a importância da dedicação à pesquisa, que, quando bem feita, pode ser uma grande propulsora de pensamentos arejados, necessários e transformadores. Riccardo Cappi, Professor na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é um dos pesquisadores que mais se anima com o tema.
Recentemente, Cappi lançou “A Maioridade Penal nos debates parlamentares” com o selo do Justificando e da Editora Letramento. Além de mergulhar no debate, a obra de Cappi é uma aula de pesquisa e, certamente, deve servir de fonte para estudo de metodologia científica.
Clique aqui para adquirir a obra
Após falar sobre as conclusões de sua obra a partir da pesquisa feita, o pesquisador faz algumas reflexões instigantes sobre a potência de uma metodologia bem construída e de obstáculos na vida do acadêmico que devem ser vencidos.
Além disso, Cappi explica algumas formas de construção de uma pesquisa empírica, ou seja aquela feita a partir da captação de dados da realidade.