“O lá e o aqui”: o documentário que desconstrói o mito da democracia racial no Brasil
Terça-feira, 5 de setembro de 2017

“O lá e o aqui”: o documentário que desconstrói o mito da democracia racial no Brasil

Foto: Reprodução/YouTube 

O documentário “O lá e o aqui”, que tem estreia prevista para 16 de setembro, propõe uma reflexão acerca do mito da democracia racial no Brasil. O curta-metragem reuniu depoimentos de seis jovens oriundos de diversos países do continente africano que, com o objetivo de complementarem seus estudos e pesquisas, lançaram-se numa aventura em um Brasil idealizado. 

A produção, além de despertar o espectador para uma discussão urgente sobre o racismo, traz as vivências dos estudantes através de seus depoimentos, mostrando que a realidade fatídica da sociedade pode estar muito aquém do imaginário coletivo. 

Os jovens ouvidos compõem um eclético grupo com formação em diferentes áreas do conhecimento como Engenharia Oceânica, Ciências Sociais e Medicina. 

Para apresentação do Projeto, em março foi realizada uma roda de conversa sobre o tema central que norteia a produção. O evento compôs a agenda da Semana Pedagógica desenvolvida pelo DESU – Departamento de Ensino Superior do INES – Instituto Nacional de Ensino de Surdos.

A mesa foi composta por estudantes da África Ocidental e o debate abordou suas experiências no Brasil e suas percepções sobre questões raciais, traçando um paralelo entre as expectativas geradas quando estavam lá, em sua terra natal; e as realidades percebidas aqui, ao chegarem em terras brasileiras. O evento foi parte integrante do Movimento Afirmativo “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Foto: Divulgação

Terça-feira, 5 de setembro de 2017
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]