Matéria do Justificando é tema de questão em vestibular da Unicamp
Terça-feira, 21 de novembro de 2017

Matéria do Justificando é tema de questão em vestibular da Unicamp

No último domingo (19), a matéria “Dia do ‘se nada der certo’ acende debate sobre meritocracia e privilégio” de Fernanda Valente, jornalista no Justificando, foi tema de uma das questões da 1ª fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

A matéria, que tratava sobre uma análise crítica da série de festas “se nada der certo” que estavam sendo realizadas em colégios particulares no Rio Grande do Sul, teve como entrevistados a mestre em filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo, Djamila Ribeiro e o professor doutor de ciência política na Universidade de Brasília e colunista do Justificando, Luis Felipe Miguel.

No caso, Djamila apontou que “não há problema algum em ser doméstica ou atendente, o problema é colocar que temos escolhas numa sociedade produtora de desigualdades; é valorar como legítimas determinadas funções, é não possibilitar escolhas (…) Pra todas aquelas que não deram certo, há medíocres privilegiados ‘mamando nas tetas’ do racismo e opressão de classe”.

A questão trazia o posicionamento do colunista do Just, Luis Felipe Miguel, que discutiu a naturalização do sistema que produz essas desigualdades.

Veja a questão na íntegra: 

É a segunda vez que material do Justificando foi cobrado em vestibulares, mas a primeira vez em universidade pública. O artigo do advogado especializado em Direito Digital, Luis Prado, caiu na prova para Medicina da Faculdade Unicesumar, de Maringá/PR.

Terça-feira, 21 de novembro de 2017
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend