Livro com comentários de juristas à sentença que condenou Lula é disponibilizado na internet
Terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Livro com comentários de juristas à sentença que condenou Lula é disponibilizado na internet

Foto: Agência Brasil

Está disponível para download gratuito na internet o livro “Comentários a uma sentença anunciada”, que reúne dezenas de juristas que se desdobraram para analisar a sentença proferida por Sérgio Moro que condenou Lula a 9 anos de prisão pelo caso do Triplex. A obra é uma importante contribuição do comunidade jurídica em oposição à sentença.

Baixe o livro clicando aqui

Diversos colunistas do Justificando integram a obra, como Djefferson Amadeus, Felipe da Silva Freitas, Leonardo Isaac Yarochewsky, Marcio Sotelo Felippe, Salah H. Khaled Jr., Roberto Tardelli, dentre juristas que são presenças constantes no portal. Juristas como Juarez Tavares, Carol Proner, Gisele Cittadino, Lênio Streck também compõem a obra que já foi traduzida ao espanhol e ao inglês, sendo publicada em diversos países.

Leia também: Muita convicção, nenhuma prova. O Raio-x da sentença de Moro no caso Triplex

O tom dos comentários são críticos e marcam um contraponto à narrativa oficial de grandes portais, que se recusam a problematizar uma sentença que é rechaçada por gigantesca parte da comunidade jurídica. Ao portal Rede Brasil Atual, a Professora de Direito Internacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carol Proner afirmou: “Podemos combater a corrupção de muitas maneiras. Ninguém aqui é contra isso. Mas usar exceção, ninguém vai estar de acordo com isso. A motivação da sentença precisava ser embasada em provas cabais de cometimento de crime. Se não há crime, a única sentença possível é a absolvição. É uma situação dramática. Esse caso é paradigmático. O juiz assim desejou, por isso foi à rede de televisão de ampla audiência. E agora vai ter que explicar porque julgou sem provas”, completou a jurista.

Para uma das autoras e organizadora Gisele Cittadino, a sentença de Moro “não é só importante porque envolve o ex-presidente Lula. Essa sentença envolve a soberania popular, porque ela tem como objetivo afastar Lula do processo eleitoral. Afastar ele do processo eleitoral faz dessa sentença um instrumento político. No Brasil, temos uma tradição de quebra da institucionalidade, então, nos últimos 30 anos estávamos quase confortáveis em uma posição que não teríamos mais golpes e violações na Constituição. Esse livro é uma reação de juristas e da sociedade”, disse ao referido portal.

Terça-feira, 9 de janeiro de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]