Aconteceu na última quinta feira, 01, aconteceu no Centro de São Paulo, na Livraria Tapera Taperá o lançamento do livro “O que é encarceramento em massa?” (Editora Letramento), escrito pela pesquisadora e colunista do Justificando, Juliana Borges. O evento contou com a presença de centenas de pessoas que tiveram a oportunidade de assistir uma pequena palestra e participar da sessão de autógrafos. Como forma de democratizar o acesso à leitura a todas as camadas sociais, 75 livros foram distribuídos gratuitamente, em oferecimento do Fundo Baobá. O livro é o segundo da coleção “Feminismos Plurais”, organizado pela Mestra em Filosofia Djamila Ribeiro.
Diversas pessoas marcaram presença, como Ana Estela Haddad, o ex-ministro da saúde Alexandre Padilha,a ativista Monique Evelle, o Professor Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Harvard e colunista no Just Adilson José Moreira, dentre outros. A apresentação de Juliana coube ao diretor de redação do Just, Brenno Tardelli.
Acesse o site da Letramento e adquira o livro com frete grátis.
Em sua fala, Juliana explicou o que as pessoas iriam encontrar em sua obra: epistemologia e ensinamentos a partir majoritariamente de mulheres e homens negros sobre o encarceramento em massa, colocando as principais visões de especialistas e ativistas sobre o tema. Passa, com isso, pelos pensamentos de Sueli Carneiro, Thula Pires, Angela Davis, Michelle Alexander, Achille Mbembe, Vilma Reis, Ana Flauzina e uma série de outros pensadores e pensadoras que nos colocam como este momento de grave crise sistêmica tem operado para que se reordene as hierarquias de opressão, em modelos e funcionamento que só garantem a vida dos 1% mais ricos.
Veja algumas fotos da noite. Créditos para a foto de Giselle Porto, da livraria Tapera Taperá: