Visibilidade às mulheres: ANADEP agora é Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Sexta-feira, 8 de junho de 2018

Visibilidade às mulheres: ANADEP agora é Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Foto: Divulgação ANADEP.

Durante assembleia geral extraordinária, no dia 6 de junho, a diretoria e os conselhos  da ANADEP deliberaram sobre medidas para contemplar a questão da igualdade de gênero no nome e no estatuto da Entidade, que a partir de agora se chamará Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos. As medidas, defendidas pela Comissão Especial dos Direitos da Mulher da ANADEP e pela Coletiva Mulheres Defensoras Públicas do Brasil, foram aprovadas por unanimidade.

As expressões masculinas não são neutras. Fazendo-se necessário, portanto, que haja mudanças no sentido de nomear as mulheres, torna-las visíveis e protagonistas. É fundamental, nesse sentido, que as práticas linguísticas nomeadamente na Defensoria Pública, órgão essencial para a promoção de políticas inclusivas e não discriminatórias, visem a promoção da igualdade de gênero.

Aponta o parecer da Comissão. O presidente da ANADEP garante que as medidas não se limitarão à mudanças no nome e estatuto.

Queremos, para além da mudança do nome, promover debates e construir projetos sobre a questão da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres. Além do trabalho interno, queremos também fomentar o necessário debate sobre a nossa atuação e, assim, promover políticas públicas na área para as usuárias da nossa Instituição. 

No sistema de Justiça, a Instituição tem a maior proporção na igualdade de gênero, pois 49% dos cargos são ocupados por mulheres. Na diretoria da ANADEP, mulheres estão à frente de dez dos 31 cargos de direção.

 

 

Sexta-feira, 8 de junho de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend