Gleisi: “Até Marcinho VP deu entrevista, Lula não pode?”
Quinta-feira, 12 de julho de 2018

Gleisi: “Até Marcinho VP deu entrevista, Lula não pode?”

A juíza Federal Carolina Moura Lebbos, substituta da 12ª vara Federal de Curitiba e responsável pela execução penal de Luiz Inácio Lula da Silva, negou, na última quarta-feira, 11 de julho, pedidos para que o ex-presidente pudesse ser sabatinado por órgãos da imprensa. A defesa do presidente anunciou que irá recorrer da decisão, pela “violação de direitos fundamentais”.

Na decisão, a juíza argumentou que a condição de “pré-candidato” não é juridicamente válida, e que, por conta de sua condenação em segunda instância, o presidente está inelegível. Lebbos considerou ainda que a decisão não viola a liberdade de imprensa, pois seria inviável atender ao pedido, “por questões de segurança pública e de administração penitenciária”. Assinalou, ainda, que a comunicação do presidente está sendo viabilizada por meio de visitação e correspondência escrita.

 

+[ASSINANDO O +MAIS JUSTIFICANDO VOCÊ TEM ACESSO À PANDORA E APOIA O JORNALISMO CRÍTICO E PROGRESSISTA]+

 

Na sede do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco, a presidente nacional do Partido, Gleisi Hoffman, criticou a decisão do judiciário, lembrando que o direito de conceder entrevistas já foi garantido a outros presos. Se referindo ao traficante Marcinho VP, morto em 2003, declarou: “Um criminoso deu entrevistas, o presidente Lula, que é a maior liderança popular desse país e está com seus direitos políticos preservados não pode dar entrevistas? O que se faz com Lula é uma injustiça atrás da outra, mas o povo não vai abandonar ele. Essa perseguição política está ficando feio para o Brasil no mundo. As pessoas olham e dizem: republiqueta de bananas que não tem uma democracia forte, que não respeita suas instituições”.

Em sua fala, Gleisi também criticou a atuação da Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, por acusar o desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, de prevaricação ao conceder habeas corpus ao ex-presidente Lula no último domingo. “Moro não prevaricou impedindo o cumprimento da sentença pela Polícia Federal? Não observando o processo legal? Em que país estamos vivendo?”

 


O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

 

Quinta-feira, 12 de julho de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend