Juiz considera vulnerabilidade e absolve réu com 6kg de cocaína
Segunda-feira, 30 de julho de 2018

Juiz considera vulnerabilidade e absolve réu com 6kg de cocaína

O juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal, absolveu um equatoriano preso em flagrante em março deste ano, no Aeroporto Juscelino Kubitchek, em Brasília, carregando uma mala com aproximadamente 6 quilos de cocaína. A decisão foi proferida no último dia 23 de julho.

Preso quando tentava embarcar com para Lisboa, Luís Alberto Castro Benites conta que foi contratado por 10 mil euros para fazer o serviço, e alega que não sabia do conteúdo da mala, que recebeu um dia antes da viagem.

Benites alegou, durante sua defesa, que cometeu o crime num ato de desespero, por estar desempregado e ser responsável pelo sustento de sua família. “O seu estado de vulnerabilidade emocional, psicológica e financeira propiciou a prática do delito”, afirmou a Defensoria Pública da União.

 

+[ASSINANDO O +MAIS JUSTIFICANDO VOCÊ TEM ACESSO À PANDORA E APOIA O JORNALISMO CRÍTICO E PROGRESSISTA]+

 

Ao proferir a absolvição, foi de encontro com a tese da defensoria: “Não há como se atribuir culpa ao réu, e consequentemente afirmar sua responsabilidade penal, pois, diante de suas circunstâncias pessoais e familiares, não poderia ter agido de outro modo. Atuou com vistas a prover o sustento de sua família (esposa e filhos)”, afirmou o juiz.

Em seu depoimento, Benites afirmou que mora na Espanha desde 2001 com a esposa e dois filhos e que a empresa para a qual trabalhava faliu. Desempregado, foi recrutado para ir até a cidade de Guarajá-Mirim, em Rondônia, onde receberia a mala a ser levada até Portugal.

Além da absolvição, o juiz determinou que sejam devolvidos a Benites o seu passaporte e sua passagem de volta a Portugal, apreendidos no momento da prisão.

 


O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

 

 

 

 

 

Segunda-feira, 30 de julho de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend