14 pessoas morrem por dia no Brasil em ações policiais
Segunda-feira, 13 de agosto de 2018

14 pessoas morrem por dia no Brasil em ações policiais

Imagem: EBC

Em 2017, 5.144 pessoas morreram no país durante ações policial. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo o documento, o número representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Já o número de policiais mortos caiu 4,9% se comparado com o ano anterior. Foram 367 policiais civis e militares mortos em 2017, ou cerca de um por dia.

No total, foram registradas 63.880 mortes violentas intencionais no Brasil em 2017, em crescimento de 2,9 em relação ao ano anterior. Em 4.539 casos, as vítimas foram mulheres, 6,1% a mais que no ano anterior. Também houve um crescimento no número de estupros, que ultrapassaram os 60 mil e aumentaram em 8,4% em comparação com 2016. O

O anuário também divulgou o número de pessoas encarceradas no país. São 729.463 pessoas privadas de liberdade, sendo cerca de 689 mil no Sistema Penitenciário, e cerca de 39 mil sob custódia das polícias. O número de vagas é de 367 mil, totalizando duas pessoas por vaga.

 

Controle de armas

Foram apreendidas cerca de 120 mil armas de fogo no país em 2017. Delas, cerca de 95% não eram cadastradas no sistema da Polícia Federal. Ao mesmo tempo, cerca de 13.700 armas legais foram perdidas, extraviadas ou roubadas no mesmo período, o que equivale a 11,5% das armas apreendidas. De acordo com o Anuário, “é como se um mês de trabalho das polícias tivesse sido perdido”.

 

Confira o infográfico:

Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

 


 

O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

 

 

 

Segunda-feira, 13 de agosto de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend