Boaventura de Sousa Santos abrirá congresso de Ciências Criminais em São Paulo
Sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Boaventura de Sousa Santos abrirá congresso de Ciências Criminais em São Paulo

O 24º Seminário Internacional de Ciências Criminais, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) desde 1994, está com inscrições abertas no endereço www.ibccrim.org.br/seminario24. As atividades acontecem entre os dias 28 e 31 de agosto, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. Sua Conferência de abertura será feita por Boaventura de Sousa Santos, docente da Universidade de Coimbra, na manhã de 28 de agosto, terça-feira.

Esta edição do evento já conta com patrocínios-master confirmados do Banco Itaú, da Editora D’Plácido, que será organizadora exclusiva dos lançamentos de livros no evento, e do Instituto Avon, além do patrocínio de 40 escritórios de advocacia.

Crise e democracia

O advogado Silvio Luiz de Almeida, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e presidente do Instituto Luiz Gama, é o presidente da Comissão Organizadora do 24º Seminário Internacional pautará terá como tema “Democracia e crise: os 30 anos da Constituição Federal de 1988”.

Segundo o Professor, a proposta do seminário é refletir sob os mais diversos ângulos e perspectivas teóricas como a crise política e econômica, em âmbitos nacional e internacional, afeta o funcionamento do sistema penal, especialmente no que tange às garantias individuais, o equilíbrio entre os poderes e a ordem democrática. Assim, serão discutidos dois grandes marcos da história brasileira rememorados este ano: os 130 anos da abolição da escravidão e os 30 anos da Constituição, que permearão diversas palestras e painéis.

Também estão confirmados os temas da Conferência de Encerramento e das Audiências Públicas (abertas e gratuitas para todo o público interessado): na noite de 29 de agosto, quarta-feira, às 18h30, inicia-se a primeira audiência pública, dedicada a debater soluções para a violência de gênero. Quinta-feira, dia 30, a noite será dedicada a um debate sobre desafios atuais para a segurança pública. Para encerrar o seminário, o tema da Conferência final de 31 de agosto, sexta, às 16h, é “Democracia e Punitivismo”, que oferecerá as perspectivas da Desembargadora Kenarik Boudjikian e do Professor Juarez Tavares, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Sub-Procurador-Geral da República aposentado.

 

+[ASSINANDO O +MAIS JUSTIFICANDO VOCÊ TEM ACESSO À PANDORA E APOIA O JORNALISMO CRÍTICO E PROGRESSISTA]+

 
Conferencistas internacionais

Além de Boaventura de Sousa Santos, confirmaram presença outros oito nomes internacionais: Adán Nieto Martín (Espanha), Alberto Binder (Argentina), Diana Maffia (Argentina), Ingeborg Puppe (Alemanha), Joy James (EUA), Jónatas Machado (Portugal), Luis Fernando Niño (Argentina), Matías Bailone (Argentina), Perfecto Andrés Ibáñes (Espanha), Sebastian Scheerer (Alemanha). Cerca de 40 palestrantes do Brasil também comporão a vasta programação de Conferências e painéis multidisciplinares.

Como sempre, serão realizadas mesas específicas sobre direito penal econômico, com discussões sobre ética empresarial e responsabilidade criminal, crimes financeiros e cooperação internacional e lavagem de dinheiro. Haverá uma mesa sobre racismo e sistema de justiça criminal, além de discussões sobre crimes eleitorais, sobre direito penal e autoritarismo e a respeito do papel do direito penal na crise socioeconômica. Outros temas atuais, como crimes na internet e o acesso a dados em segurança pública, também integram a programação, que conta ainda com painéis sobre justiça juvenil, criminologia e gênero e erros judiciários.


CPCRIM

Durante três manhãs do 24º Seminário Internacional acontece a segunda edição do Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais, inaugurado no ano passado, sob a Coordenação Geral de Jacqueline Sinhoretto, Professora da Universidade Federal de São Carlos e integrante da Diretoria do IBCCRIM. O Congresso reunirá trabalhos científicos apresentados por estudantes, pesquisadoras e pesquisadores de áreas relacionadas às Ciências Criminais. O processo de seleção do CPCRIM já está em andamento. No último ano, foram apresentados mais de 60 trabalhos, publicados no documento final disponível em www.ibccrim.org.br/cpcrim.

Tanto o Seminário quanto o CPCRIM serão realizados no Hotel Tivoli Mofarrej, no bairro dos Jardins, em São Paulo, SP. Mais de 400 pessoas já fizeram sua inscrição no evento. Conheça a programação completa e as condições de inscrição no link www.ibccrim.org.br/seminario24 

 


O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

 

Sexta-feira, 24 de agosto de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend