Após catástrofe do Museu Nacional, mais de 900 instituições de todo o país organizam a 12ª Primavera dos Museus
Segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Após catástrofe do Museu Nacional, mais de 900 instituições de todo o país organizam a 12ª Primavera dos Museus

Foto: Reprodução.

Fonte: EBC

Duas semanas após o incêndio que destruiu 90% do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, é realizada a 12ª Primavera dos Museus, que começa nesta segunda-feira (17) com programação em vários locais do país até o próximo dia 23. Mais de 900 instituições participam, promovendo 2.787 eventos.

Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a proposta é incentivar a reflexão sobre as atribuições presentes em um museu, como educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado. 

O tema escolhido para este ano põe em foco uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Durante o evento, haverá o lançamento e a divulgação do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (Pnem), no Museu Casa Histórica de Alcântara (MA), no Museu Vitor Meirelles (SC) e no Museu das Missões (RS). 

No Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional realiza, nesta segunda-feira (17), as oficinas A Aplicabilidade da Política Nacional de Educação Museal e Baú da História da Educação Museal para profissionais da área.

Em Minas Gerais, o Museu da Inconfidência promove, de 18 a 21 de setembro, o 1º Seminário de Educação em Museus de Ouro Preto (MG). O evento vai reunir diversos profissionais para debater questões e desafios sobre o tema.

A melhor forma de pressionar as autoridades a investir em cultura e impedir que catástrofes como a do Museu Nacional voltem a ocorrer é visitar, aproveitar e usufruir dos nossos museus.

Saiba mais sobre a 12ª Primavera dos Museus no portal do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

 

Momento

A 12ª Primavera dos Museus ocorre no momento em que autoridades públicas federais, estaduais e municipais, em parceria com organismos internacionais e instituições estrangeiras, buscam estratégias para definir o processo de recuperação e restauro do Museu Nacional do Rio.

No último dia 2,  um incêndio, que é alvo de investigações, destruiu o Museu Nacional, queimando 90% do acervo. O episódio provocou reações de pesquisadores, professores e estudantes que advertiram sobre a necessidade de mais investimentos no setor.

Representantes de vários países e museus estrangeiros, como o Louvre na França, colocaram-se à disposição para colaborar no processo de recuperação e reconstrução do Museu Nacional e da criação de um novo acervo. Porém, os artefatos, documentos e objetos perdidos durante o incêndio são irrecuperáveis e insubstituíveis.  

Com acervo raro em botânica, coleção egípcia (que contava inclusive com uma múmia), itens de arqueologia clássica, acervo de paleontologia (esqueletos inteiros de dinossauros), centenas de línguas indígenas registradas (que já não possuem falantes vivos), o crânio de Luzia com idade estimada entre 12,5 mil e 13 mil anos, batizado como “a primeira brasileira” (era o fóssil mais importante já encontrado na América), o acervo do Museu nacional era o um tesouro da humanidade. Sua perda representa séculos de atraso em termos de conhecimento e pesquisa além do apagamento da história e da identidade nacional. 

Lei também: 


O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

Segunda-feira, 17 de setembro de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend