Ministério Público abre inquérito contra o game Bolsomito 2k18
Quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Ministério Público abre inquérito contra o game Bolsomito 2k18

No documento, o MP alega que o jogo possui intenção de prejudicar o candidato e causar danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas

Em resposta à denúncia da Aliança Nacional LGBTI+, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), através da Comissão de Proteção dos Dados Pessoais e do Núcleo de Direitos Humanos, abriu na última quarta-feira, 10 de outubro, um inquérito civil público (ICP) para investigar a BS Studios.

A startup desenvolveu e disponibilizou um jogo denominado Bolsomito 2k18, no qual o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro espanca e assassina homossexuais, mulheres, negros e pessoas do movimento sem terra. O game está sendo comercializado pelo Steam, plataforma digital de distribuição de videogames.

No entendimento do Ministério Público, o jogo possui clara intenção de prejudicar o candidato e com isso embaraçar as eleições 2018, além de causar danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas.

A Valve Corporation, responsável pela Steam, será notificada para que cesse a disponibilização do jogo em sua plataforma de games, bem como informe os dados cadastrais dos responsáveis pelo jogo. O Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação do MPDFT também vai trabalhar para identificar e qualificar os responsáveis pela BS Studios.

 

+[ASSINANDO O +MAIS JUSTIFICANDO VOCÊ TEM ACESSO À PANDORA E APOIA O JORNALISMO CRÍTICO E PROGRESSISTA]+

 

A descrição ordena: “Derrote os demônios comunistas neste jogo politicamente incorreto e seja o herói que livrará um país da miséria”. Segundo uma reportagem do Correio Braziliense, veiculada no dia 08 de outubro, o objetivo final do jogo é derrotar “os males do comunismo”.

Para Toni Reis, Diretor Presidente da Aliança Nacional LGBTI+, “a democracia e os direitos humanos são os pilares do ordenamento jurídico brasileiro. Assim, o processo democrático não admite discriminações de qualquer aspecto e devem ser respeitados, acima de tudo, os direitos dos grupos vulnerabilizados, entre eles a comunidade LGBTI+ brasileira. O jogo desenvolvido pela BS Studio, e disponibilizado na plataforma Steam, deturpa o processo eleitoral; e, mais gravemente, colabora para a naturalização da violência contra feministas, LGBTI+, população negra e militantes. A legitimação do extermínio de populações vulnerabilizadas não tem lugar no Estado Democrático de Direito”.

A Aliança Nacional LGBTI+, desde o início do segundo turno, já recebeu 15 denúncias de violação de direitos humanos, entre elas assassinatos, agressões, injúrias, intimidações, perseguições, ameaças e destruição de patrimônio privado. “Denunciaremos, caso a caso, nos próximos dias, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos e ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, inclusive pedindo observadores internacionais.”

 

Leia mais: 
Gigante dos games vende jogo em que Bolsonaro precisa matar negros, mulheres e homossexuais
O que os jornais do mundo estão falando sobre Jair Bolsonaro?
O eleitor do Bolsonaro é uma cebola

 


O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

Quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend