Por Daniel Caseiro. Com informações do The Guardian.
Nesta sexta feira (9), os ministros do parlamento escocês aprovaram uma medida histórica que torna a Escócia o primeiro país do mundo a incorporar o ensino dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais no currículo escolar.
Com a medida, as escolas públicas serão obrigadas a trabalhar com seus alunos conceitos e dados sobre igualdade, identidade de gênero, casamento igualitário, a história dos movimentos LGBTI+ e o combate a homofobia e a transfobia.
“A Escócia já é considerada um dos países mais progressistas da Europa para a igualdade LGBTI. Tenho o prazer de anunciar que seremos o primeiro país do mundo a ter uma educação inclusiva para LGBTI inserida no currículo”, disse o vice-primeiro ministro, John Swinney. “Nosso sistema de educação deve apoiar a todos para que alcancem seu pleno potencial. Por isso é vital que o currículo seja tão diverso quanto os jovens que aprendem em nossas escolas ”.
A nova legislação é fruto da campanha “Tempo para Educação Inclusiva” (“Time for Inclusive Education” ou TIE em inglês), organizada por grupos de trabalho e de ativismo LGBTI+ do país.
Um estudo encomendado pela TIE mostrou que nove em cada dez escoceses que se identificam como LGBTI+ já sofreram homofobia na escola, e 27% relataram alguma tentativa de suicídio após serem vítimas de bullying. O estudo também descobriu que havia pouca compreensão nas escolas sobre o preconceito contra pessoas com variações de características sexuais e corpos intersexuais. Como resultado do estudo, uma série de recomendações foi encaminhada ao governo para lidar com a questão.
O parlamento aceitou, na íntegra, as recomendações da TIE.
Para Jordan Daly, cofundador da campanha TIE, esta medida encerra o “legado destrutivo” da seção 28, uma lei introduzida no país em 1988 que proibia as autoridades locais do Reino Unido de “promover” a homossexualidade. Essa legislação foi revogada na Escócia em 2001 e no resto do Reino Unido dois anos depois.
“Esta é uma vitória monumental para a nossa campanha e um marco histórico para o nosso país. A implementação da educação inclusiva LGBTI em todas as escolas do Estado é uma medida pioneira no mundo. Em um momento de incerteza global, isso envia uma mensagem forte e clara aos jovens LGBTI de que eles são valorizados aqui na Escócia”, disse Jordan.
Leia mais:
Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.