As dez melhores faculdades de direito do país
Segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

As dez melhores faculdades de direito do país

O jornal Folha de S. Paulo divulgou o RUF – Ranking Universitário Folha – avalia anualmente as melhores faculdades do país.

Dentre os critérios analisados, a RUF considera a avaliação do mercado, a qualidade do curso, as áreas de mestrado e doutorado, bem como o percentual de professores com dedicação exclusiva e desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

No campo do Direito, a 1ª colocada foi a Universidade de São Paulo (USP), seguida da federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 4ª colocada geral e 1ª dentre as universidades particulares aparece a Fundação Getúlio Vargas (Direito GV), seguida da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Conheça as 10 melhores colocadas:

  1. Universidade de São Paulo – USP. Primeira colocada em 2015, caiu duas posições em 2016 e retomou para a 1º posição neste ano. Ostenta excelentes índices gerais.
  2. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Conhecida como “Vetusta”, a UFMG foi a melhor colocada em 2014, mas perdeu posição para a USP no último ano. Retomou a primeira colocação em 2016 e caiu uma posição este ano.
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Em 2016 foi a universidade mais bem avaliada na nota geral, chegando agora à 3ª posição. No curso do direito chegou a segunda posição em 2016 e agora ficou na 3ª colocação.
  4. Fundação Getúlio Vargas – Direito FGV. Ultrapassou a PUCSP em 2016 e vem se mantando como a primeira colocada dentre as universidades particulares neste ano.
  5. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Faculdade que mais subiu posições nos últimos anos. Em 2016 aparecia na 11ª posição, agora é a primeira faculdade da região Sul.
  6. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Ficou mal avaliada no quesito de professores com dedicação exclusiva, mas a qualidade dos professores ficou em 2ª lugar.
  7. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Vem se mantendo nessa posição sendo a universidade mais bem avaliada da região nordeste. O curso de turismo é o 3ª mais bem avaliado do país.
  8. Universidade de Brasília – UNB. Desde 2014 oscila entre a 6ª e 7ª colocação. Dentre as 10 primeiras é a que foi melhor no Enade.
  9. Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Segunda colocada no Estado do RJ, vem subindo de posições desde 2016.
  10. Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE. Ostenta excelentes níveis de avaliação de mercado, mas peca no quesito de professores com dedicação exclusiva e no desempenho no Enade.
O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

Segunda-feira, 3 de dezembro de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]