10 podcasts para entender a política nacional
Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

10 podcasts para entender a política nacional

Principalmente na vida urbana, nem sempre temos tempo e disponibilidade para longas leituras em jornais e revistas sobre a cobertura dos principais temas políticos do País. Os podcasts surgem como uma possibilidade de acesso a conteúdo de qualidade a qualquer hora do dia. Grandes jornais já aderiram a essa forma de produção de informação que podem reunir pesquisadores, especialistas em temas e interagir com o público por meio das redes sociais.

O Justificando reuniu dez produções que chamam atenção pela qualidade do conteúdo na análise na política brasileira. Seja fazendo leituras do contemporâneo ou revisitando momentos históricos relevantes, essas produções contam com um material relevante e ótimas equipes de jornalistas e pesquisadores:

1. Foro de Teresina. É produzido pela Revista Piauí, analisa os principais acontecimentos na política brasileira. A mesa é composta  pelo diretor de redação, Fernando de Barros e Silva, o editor do site, José Roberto de Toledo, e a repórter Malu Gaspar

2. Café da Manhã. Podcast diário de notícias é produzido pelo jornal Folha de São Paulo. Conta com participação de convidados em um programa matinal que fala sobre política, economia e eventos nacionais e internacionais.

3. Presidente da Semana. Também produzido pela Folha de São Paulo, o Podcast conta em ordem cronológica as trajetórias dos chefes de Estado da república.  já conta com 2 milhões de downloads.

4. Politiquês. Um podcast para quem busca ir além do relato dos acontecimentos: o programa semanal mostra as ideias que movimentam o país e os conceitos que estão na base do debate político. O programa é produzido pelo jornal Nexo.

5. Nós Brigamos no War (NBW). É um podcast semanal que aborda política nacional com episódio longos e outros em formato de resumo de 5 minutos.

6. Lado B do Rio. Bate-papo sobre o panorama político e social do Rio de Janeiro sob o ponto de vista da periferia. Apresentado por. Fagner Torres, Daniel Soares, Caio Bellandi e Alcysio Canette é uma pedrada na vidraça das boas maneiras e do papinho furado da política amistosa.

7. Temacast. Quem quer saber de política tem que saber o que aconteceu no passado e é isso que o Temacast aborda em um formato muito informativo: acontecimentos históricos no Brasil (principalmente) e no mundo.

8. Olhares Podcast. O Olhares Podcast é um projeto feminista que tem como objetivo buscar os pontos de vista sobre as mulheres e atribuir novos olhares, evidenciando suas lutas, participações sociais, ações afirmativas e conquistas.

9. Salvo Melhor Juízo (SMJ). Seu objetivo principal é tentar demonstrar que é possível levar um papo sobre direito sem cair em formalismos, vocabulários técnicos inacessíveis ou na mais pura chatice. Para tanto, o SMJ busca trazer para sua bancada pessoas gabaritadas no mundo jurídico mas que não aceitam o teatro do paletó-e-gravata, falando de maneira franca e respeitosa sobre os assuntos mais relevantes.

10. Maria vai com as outras. Podcast sobre mulheres e mercado de trabalho. Apresentado por Branca Vianna. Episódios novos quinzenalmente às segundas-feiras pela manhã. Também é produzido pela Revista Piauí.


O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]