O papo desta quinta-feira (4) no Podcast Justificando é sobre o período ditatorial militar do Brasil. O que podemos aprender com militantes antiditadura de 1964? Para responder essa e outras questões, um dos convidados do episódio de hoje José Luis Del Roio, que se junta aos colunistas Márcio Sotello Felippe e Maíra Zapater ao apresentador e diretor de redação do Justificando André Zanardo.
Envolvido com questões políticas e movimentos sociais desde os 17 anos, Del Roio tornou-se membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos anos 6. Após o golpe de 1964, fundou, com Carlos Marighella, a Ação Libertadora Nacional (ALN), abraçando a luta armada como forma de resistência à ditadura que acabara de se instalar no Brasil.
Por causa da repressão, exilou-se no Peru, onde trabalhou durante o governo de Juan Velasco Alvarado. Depois partiu para o Chile, ainda como exilado, testemunhando outro golpe militar, do general Augusto Pinochet, contra administração de Salvador Allende. De lá, transferiu-se para a Argélia. Depois, em 1975, foi a Moscou, onde retomou os contatos com o PCB e Luís Carlos Prestes.
Del Roio também foi um dos responsáveis pela recuperação de importante parte do acervo documental do PCB, que estava ameaçado pelas constantes buscas de órgãos militares de repressão. Em uma arriscada operação, a estrutura do partido conseguiu retirar do Brasil o acervo. Em Milão, organizou, então, o Archivio Storico del Movimento Operaio Brasilliano, o que o fez se estabelecer na Itália, onde se casou com uma professora universitária suíça.
Na Itália, já filiado ao Partido da Refundação Comunista, foi eleito senador nas eleições legislativas italianas de 2006 pela região da Lombardia. Aqui no Brasil, posteriormente, participou como assessor da Comissão Nacional da Verdade que investigou os crimes da ditadura, assunto deste podcast.
Como ouvir?
Você pode encontrar o primeiro episódio e todos os outros subsequentes nas maiores plataformas de podcast do mercado. Inicialmente, nosso podcast já está disponível para ser escutado no Spotify, Soundcloud, TuneIn, Stitcher e em breve estará também no Google Play Musica, Apple Podcasts (Itunes) e Youtube.
O projeto tem o apoio do Crivelli Advogados, as gravações em estúdio são uma parceria com a Rádio Brasil Atual, Sindicato dos Bancários de São Paulo e a edição é por conta da produtora audiovisual Filmes de Rei.
Caso prefira, escute imediatamente aqui no seu Webplayer:
Agradecimento: Crivelli Advogados, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e Rádio Brasil Atual
Distribuição: Spotify, Apple Itunes, Google Play Music, Youtube, TuneIn, Stitcher
Apresentação: André Zanardo e Mariana Boujikian
Colunistas: Marcelo Semer, Márcio Sotelo Felippe, Margarete Pedroso, Anna Serrano, Márcia Semer, Patrick Mariano, Rubens Casara e Giane Álvares.
Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.