Há Fé fora da igreja?
Quinta-feira, 11 de abril de 2019

Há Fé fora da igreja?

O 1º Encontro do movimento FÉ-ministas ocorrerá dia 13 de abril às 14 horas na Koinonia Presença Ecumênica: Rua do Carmo, n. 56 – Sé – São Paulo/SP

Por Simony dos Anjos

 

Recentemente, muitas pessoas religiosas têm se afastado das igrejas cristãs, católicas e evangélicas, o que tem gerado um novo grupo social de religiosos: os chamados “desigrejados”. Nesse bojo, muitas mulheres feministas estão deixando as suas comunidades de fé, por conta de todo o peso do machismo que muitas instituições religiosas carregam em si. Vivendo essa realidade, jovens feministas de fé se juntaram num movimento de mulheres féministas, que querem exercer uma fé crítica e acolhedora para todas as pessoas que sofrem violências, físicas e simbólicas, que são ratificadas por muitos religiosos.

Para divulgar essa bela iniciativa, a Coluna Féministas convidou Tabata Tesser e Bruna David*, articuladoras do movimento, para nos explicarem o que motiva as Féministas a se unirem em defesa do Estado Laico:

 

ANDAR COM FÉ EU VOU ATÉ O MACHISMO ACABAR!

Somos jovens feministas e religiosas. Queremos juntar jovens no projeto FÉ-ministas para contribuir com a construção do discurso ético-teológico feminista pelo direito de decidir, um discurso que defenda a autonomia das mulheres, a diversidade sexual, a justiça social e o direito a uma vida sem violência.

O movimento FÉ-ministas organiza um coletivo de juventude religiosa para a conscientização de que a experiência humana da sexualidade e da reprodução de todos e todas deve ser reconhecida, respeitada e vivida de forma autônoma e livre independente do credo de cada uma. Queremos promover nas nossas futuras rodas de conversa o diálogo inter-religioso e uma cultura de respeito à livre expressão religiosa.

Temos como princípio fundamental enquanto jovens religiosas a defesa dos princípios democráticos de laicidade do Estado, particularmente a sua autonomia frente a grupos religiosos.

Somos ativistas de diversas religiões e adotamos a corrente de pensamento ético-religioso feminista pelo direito de decidir, que reconhece a autoridade moral e capacidade das mulheres de tomar decisões livremente em todos os campos de suas vidas.

Como no Brasil e no mundo, vivemos um momento histórico de violência e discursos de ódio por todos os lados. Neste cenário, as mulheres e as religiões são temas centrais na articulação de discursos de extrema direita e conservadores para a permanência e acirramento dos poderes vigentes. Precisamos reunir forças, corações e mentes para resistir a tudo isso. Por isso, teremos o primeiro encontro do movimento FÉ-ministas  que acontecerá dia 13 de abril às 14 horas na Koinonia Presença Ecumênica: Rua do Carmo, n. 56 – Sé – São Paulo/SPLink do evento: https://www.facebook.com/events/1628590697243531/

 

Estão todas e todos convidados!

 

*ambas são membras do Católicas pelo Direito de Decidir, organização que luta há décadas pela legalização do aborto, no Brasil e em outros países.

Simony dos Anjos é graduada em Ciências Sociais (Unifesp), mestre em Educação (USP) e tem estudado a relação entre antropologia, educação e a diversidade.

 

Leia mais:

.
.

O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

Quinta-feira, 11 de abril de 2019
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend