MTST mobiliza vaquinha virtual para ajudar 40 mil famílias a enfrentar coronavírus
Terça-feira, 14 de abril de 2020

MTST mobiliza vaquinha virtual para ajudar 40 mil famílias a enfrentar coronavírus

Imagem: MTST / Divulgação

 

Por Redação

 

Vivemos um momento de caos em todo mundo com a pandemia do coronavirus (Covid- 19). A avaliação comum é que os mais pobres, especialmente os moradores das periferias, favelas e pessoas em situação de rua serão os mais afetados pelo Covid – 19. A pandemia atinge pessoas de todas as classes sociais, mas especialmente quem mora em lugares sem infraestrutura básica. Essa população, além de morar em locais insalubres, muitas vezes com dificuldade de acesso a água, está desempregada e, mesmo quem está trabalhando, ganha baixo salário, depende exclusivamente da sua força de trabalho para sobreviver diariamente e do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer exames em caso de suspeita do vírus. Trata-se portanto de uma severa crise de saúde pública e social. 

 

Diante desse cenário o MTST está alerta e com especial atenção à população periférica desde o início da pandemia no Brasil. O movimento entende que não há outra solução para essa crise senão o cuidado coletivo e a SOLIDARIEDADE. No dia 18 de março lançamos uma campanha para arrecadar um fundo de solidariedade para comprar alimentos, medicamentos e produtos de limpeza e álcool gel para distribuir aos sem-teto e pessoas em situação de rua. As ações de distribuição começaram há 3 semanas, foram distribuídas 45 toneladas de alimentos que ajudaram mais de 17000 pessoas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará e Roraima. 

 

A campanha será feita de forma contínua, enquanto durar a pandemia e a necessidade de cuidados e isolamento social. Atualmente, a 4a meta da campanha é de R$ 600000, com ela poderemos ajudar cerca de 40000 pessoas nas periferias de todo Brasil. 

 

Clique aqui para contribuir com a campanha do MTST

 

Ampliando ações para além do MTST nas quebradas e nas redes sociais 

Com os primeiros recursos que estamos recebendo da campanha já realizamos a distribuição de cestas básicas, alimentos e materiais de higiene e limpeza para inúmeras famílias das periferias de todo Brasil, também para moradores de rua – como a ação em São Paulo junto ao Padre Julio Lancelotti – e profissionais do sexo (em Santo André e no Rio de Janeiro). Nosso objetivo é ampliar cada vez mais mas para isso contamos com a parceria e ajuda de apoiadores nas redes sociais, que façam nossa campanha extrapolar contatos do próprio MTST, furar bolhas e irradiar o sentimento de solidariedade mais além. 

 

Sobre o MTST

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST- organiza trabalhadoras e trabalhadores urbanos a partir do local em que vivem: os bairros periféricos. Mobilizam mais de 50 mil famílias em todo território nacional, para a luta pelos direitos sociais e humanos, em especial o direito à moradia. Além disso promovem nesses territórios atividades de cultura, lazer, rodas de conversa e debate, chás de bebês e creches coletivas e constroem em cada uma dessas regiões o coletivo de mulheres, negros e negras, LGBT e juventude do MTST. 

 

SERVIÇO

Campanha de solidariedade do MTST

Link para a campanha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-os-sem-teto-a-enfrentar-o-coronavirus

 

 

* Com informações da Cooordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST 


O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando] 

Terça-feira, 14 de abril de 2020
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend