O Desafio De Ser Comunista No Século XXI
Sexta-feira, 10 de julho de 2020

O Desafio De Ser Comunista No Século XXI

Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil – Montagem: Gabriel Pedroza / Justificando

 

 

Por Vinicius Viana Gonçalves

 

O presente artigo trata da reflexão, da conjuntura político-social do Brasil, e da perspectiva de como ser comunista no século vigente além dos desafios neste período de pós-verdade no Brasil e no Mundo.

 

 

Talvez este tenha sido uma das palavras mais proferidas no leque de bizarrices que se tornou o Brasil (e o mundo) desde que embarcamos neste trem fantasma que mistura “mamadeira de piroca”, reacionarismo em estado puro, fascismo e principalmente, notícias falsas. 

 

O comunismo, junto dos termos “petralha” e “esquerdistas”, tomou conta do senso comum e de mentes insanas, que ainda imaginam na sua loucura, que os comunistas estão chegando, para derrubar e tomar seus bens e seus pertences.

 

Em tempos passados, até poderíamos rir quando escutássemos aquele parente bêbado no churrasco de domingo, ou mesmo aquele conhecido alcoolizado no bom e velho boteco que serve aquele saboroso ovo colorido e aquela cervejinha no preço, quem diria, camarada.

 

Acontece que não estávamos preparados para o nosso país se tornar um grande boteco, onde teorias de conspiração e bobagens sem sentido, tomassem uma proporção absurda de realidade alternativa. 

 

Sim, infelizmente, chegamos neste ponto por aqui, talvez aconteça em alguns lugares do mundo, mas não com a maestria que o Brasil conduz algo tão insano e delirante, como a manipulação comunista para dominar o Brasil e o Mundo.

 

Mas como isso é possível? Por que chegamos neste ponto?

 

Bom, muito provavelmente pela falta de informação, e pela facilidade com que as redes sociais se tornaram grandes torneiras de chorume espalhando notícias falsas entre outras coisas que dominam parcela da sociedade que quer acreditar em algo, mesmo que isso não faça sentido de forma alguma.

 

É como a história dos fetos abortados para adoçar refrigerantes¹, talvez o prologo do que estava vindo por ai, e nem fazíamos ideia.

 

Aliás, esta afirmação partiu de um dos grandes ideólogos da Direita Brasileira e do governo mais insano e catastrófico de toda a história deste país: Um astrólogo, autointitulado filosofo chamado Olavo de Carvalho. 

 

Leia também:

A linha tênue entre desinformação e liberdade de expressãoA linha tênue entre desinformação e liberdade de expressão

Trata-se de uma figura peculiar, um escritor influente no campo ideológico oposto, que obviamente deve dormir de luz acesa, pois certamente teme que algum agente da KGB, o antigo serviço secreto da União Soviética, o encontre e leve-o para algum Gulag na Sibéria. 

 

Olavo é um dos maiores disseminadores do “Terror Comunista” pelo Brasil. Ele que regularmente aponta o Foro de São Paulo, como “organização criminosa” e que pretende a dominação de toda a América Latina. Basicamente como se este fosse o terrível Burya Soviético, o Míssil Atômico construído durante a Guerra Fria. 

 

Não só o filósofo deu caldo para esta teoria, alguns jornalistas seguiram as ordens do líder e mantiveram esta grande lenda urbana que segue viva, dentro da cabeça de uma turma paranoica, que escuta a Internacional e enxerga o rubro comunista até mesmo em bandeiras de países do oriente.²

 

Mesmo que os tempos tenham mudado, e a luta pelo Comunismo tenha mudado de estratégia, afinal de contas, Marx e Engels quando elaboraram a teoria, deixaram ela aberta para ser pensada nos tempos vindouros, pois a perspectiva da sociedade muda com o tempo, da mesma forma que Lenin tinha a mesma visão do mundo, mesmo tendo conseguido criar o primeiro Estado Comunista na história do mundo. 

 

Então, por que estas pessoas seguem neste delírio da “Ameaça Comunista”?

 

Simples, pois a cultura dos países da América Latina entre outros fatores locais, foram eficazes em criar uma corrente de inverdades, somadas a “preguiça” de compreender e assim, eliminar os fantasmas, afinal de contas, o comunismo sempre será o espantalho para justificativas dos absurdos destes tempos atuais.

 

Ora, durante os anos 80, o vilão sempre era o Russo Comunista do mal, e nunca o Herói Americano másculo e com sua metralhadora da liberdade, nada mais justo que manter um clássico vivo na mente destes, pois é só, um comunista “comedor de criancinhas”. 

 

Estamos passando pelo pior momento da história contemporânea. Uma pandemia que está ceifando milhares de vidas, o avanço do reacionarismo, do fascismo e do nazismo, governo decrépitos e vulgares, como no Brasil. 

 

Eis o desafio para este não tão jovem, e não tão velho comunista, quando perguntado, o que me leva a ser comunista em pleno século XXI

 

Com todos os erros, com todos os acertos, ainda podemos acreditar numa sociedade mais juta e igualitária. O Comunismo ainda alimenta a alma daqueles que tem empatia e lutam por dias melhores.

 

Aprendemos com os erros, e persistimos numa luta justa, mas enquanto a sociedade der voz para “malucos do quarteirão” os dias serão cada vez mais difíceis em nosso estimado país. 

 

Como diria Rosa Luxemburgo: “Em frente e adiante, apesar de tudo!”

 

 

Vinicius Viana Gonçalves é cientista Político, Sociólogo e pós-graduando em Educação e Direitos Humanos


O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

Notas:

[1] #Verificamos: É falso que Pepsi admitiu usar células de fetos abortados em refrigerantes. Piauí. 06.dezembro. 2019. <https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2019/12/06/verificamos-pepsi-celulas-fetos-abortados-refrigerantes/> Acesso em 03/07/2019.

[2] O fantasma do Foro de São Paulo. IstoÉ. 19 de Setembro. 2019. < https://istoe.com.br/o-fantasma-do-foro-de-sao-paulo/> Acesso em 03/07/2020.

Sexta-feira, 10 de julho de 2020
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend