Marielle Vive, Marielle Viverá!
Quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Marielle Vive, Marielle Viverá!

Foto: Márcia Foletto – Montagem: Gabriel Pedroza / Justificando

 

 

Coluna Féministas

Por Simony dos Anjos

 

Ainda não processei o que foram os último 45 dias. Ser uma mulher preta, periférica, mãe e trabalhadora e candidata à Prefeitura  de Osasco, a sexta cidade mais rica do Brasil, foi a prova de que a vontade de mudar o mundo é a nossa maior força! Foram 15202 pessoas que acreditaram em um projeto coletivo, periférico e popular.  O Partido Socialismo e Liberdade elegeu a primeira mulher negra para a Câmara de Osasco, a Juliana Curvelo, com a mandata coletiva Ativoz. Osasco nunca mais será a mesma! 

 

A militância deu um show, em meio a ataques, fake news e violência política, fizemos uma campanha linda, potente e transformadora. Passaram-se 3 dias desde que as urnas foram abertas e recebemos cada voto como uma mensagem de que os ventos da Liberdade e do Socialismo sopram em Osasco, em São Paulo e no Brasil! 

 

Em meu pronunciamento, na nossa comemoração da única cadeira de esquerda da Câmara Municipal de Osasco, protagonizada por uma mulher negra, mãe e professora, disse que: estabelecemos as estacas do legado de Marielle na cidade de Osasco! Cantamos: Marielle vive, Marielle viverá! Mulheres negras não param de lutar! Uma eleição no mês de novembro, com um protagonismo inédito de mulheres negras aconteceu sobre as bênçãos de Dandara e Zumbi e floresceu das sementes de Marielle. Eu sou uma delas, nós somos! Ubuntu!

 

Leia também:

Desconstrução do pensamento chega pela literatura de mulheres negrasDesconstrução do pensamento chega pela literatura de mulheres negras

Fomos 4.5% das candidatas à Prefeitura do Brasil. Fomos o principal alvo de violência política nestas eleições (eu mesma sofri ataques virtuais, fake news e recebi muitos ataques racistas, sexistas, lgbtfóbicos e classistas). Vereadoras negras e trans estão entre as candidaturas mais votadas em 13 capitais brasileiras.  E como diria Conceição Evaristo: “Combinaram de nos matar, e a gente combinou de não morrer!”  E para tal tarefa assumida no dia 14 de março de 2018, ganhamos as ruas, ganhamos a política. Há uma primavera negra e feministas que sopra com nossas cores, corpos e alegria.

 

Eu não faria nada disso sozinha, nada! Essas eleições de 2020 mostraram como a força está no coletivo, nas várias mãos que começaram a virar a página do Bolsonarismo, em nosso país. A soltar o grito na garganta: quantos mais terão que morrer para essa guerra acabar? Chega! basta de genocídio da população preta, pobre e periférica!

 

Eu me sinto em êxtase por ter honrado as mulheres negras, nossas ancestrais, que vieram antes de mim. E por estar pavimentando a estrada para as próximas que virão! è por Nina, minha filha, por todas as crianças negras que sofrem o peso do racismo estrutural.  É por João Pedro, Miguel, Ágatha, Evaldo, Cláudia, Amarildo, Marielle, Bianca, Pedro, Ana Carolina, Roberto, Carlos, Cleiton, Wesley, Wilton, Kauê, Luana,  Rodrigo, Marcos, David, Everton.  e tantas outras pessoas negras assassinadas pelo racismo que está entranhado na política brasileira. 

 

As sementes de Marielle Floresceram, nós florescemos!  Obrigada a todas as mulheres negras, periféricas, mães, trabalhadoras, LBT que estiveram na frente dessa trincheira contra o ódio e o fascismo! A revolução será negra, periférica e feminista! Ou não será!

 

 

Simony dos Anjos é graduada em Ciências Sociais (Unifesp), mestre em Educação (USP), Doutoranda em Antropologia (USP) e tem estudado a relação entre Negritude, Feminismo e igrejas evangélicas


O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

Quarta-feira, 25 de novembro de 2020
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend