O cara dos Direitos Humanos
Sexta-feira, 19 de junho de 2015

O cara dos Direitos Humanos

Por Gasparino Corrêa

 

 

Vivemos a era da escuridão, do ódio. Talvez o ser humano esteja reencontrando sua real essência, a de ser um homem das cavernas, um selvagem, mau por natureza – diria Hobbes -, que deve ter cansado do pueril contrato social e deseja agora voltar à liberdade efêmera da vida anárquica.

Nesse meio transitório, o pobre do humanista se vê perdido, desorientado, por não saber como prosseguir o árduo caminho nessa vida pseudo-racional sem ser taxado como um petralha-comunista-leva-vagabundo-pra-casa-ou-volta-pra-Cuba.

Lá vem o babaca do cara dos direitos humanos, diz o cidadão de bem (pra quem?).

Mas o pobre cara dos direitos humanos não permite que o abalo psíquico se exteriorize ao mundo. O trouxa do cara dos direitos humanos não pode desistir da luta pela igualdade, fraternidade e humanidade iniciada na época iluminada.

E assim seguimos.

Defendendo criminosos sim. Escolhemos ser marginais por defender os marginais. Defendemos o negro, a puta, o pobre, o viado, a pichadora, o maconheiro, a travesti, o menor, defendemos todos, defendemos a ti também Brutus e o seu direito fundamental de ser considerado e tratado dignamente como um SER HUMANO.

A única coisa que não defendemos é o pré-conceito e o discurso de ódio. Repudiamos o autoritarismo, o fundamentalismo religioso, o conservadorismo opressor, a ditadura militar, a tortura, o massacre e o extermínio do diferente (pra quem?).

A democracia jamais pode ser a forma de governo em que as pessoas convivam apenas como seus semelhantes (da mesma forma que Hitler sonhava). A democracia é o nosso direito-dever de conviver em sociedade respeitando a todos sem esquecer que somos todos iguais dentro de nossas diferenças.

Ninguém disse que deveríamos andar de braços dados, só não queriam que esquecêssemos que somos todos irmãos.

Gasparino Corrêa é graduando do quinto semestre do curso de direito da Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA.

Sexta-feira, 19 de junho de 2015
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend