Shecaira fala sobre a trajetória do IBCCRIM e amizade com o Justificando
Quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Shecaira fala sobre a trajetória do IBCCRIM e amizade com o Justificando

O Justificando Entrevista da vez faz parte da série de entrevistas maravilhosas realizadas no 21º Seminário Internacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM. E o convidado, é claro, é muito especial: Sérgio Salomão Shecaira, jurista, professor de Direito na Universidade de São Paulo e o grande organizador do evento em que tivemos o prazer de participar.

Dado todo o pano de fundo, nada mais justo que Shecaira nos conte sobre o nascimento e a trajetória do Instituto, que já dura há 23 anos. "Uma proposta de pessoas humanistas que queriam transformar a desarticulação num todo articulado", em combate ao ódio de parcela da sociedade associado ao Massacre do Carandiru.

No começo de tudo, uma revista trimestral e um boletim mensal, singelos e feitos de maneira pessoal. Todas as ideias saíam de pequenas reuniões organizadas pelos idealizadores do Instituto – que Shecaira chama, humoradamente, de "dinossauros". Depois disso, os grandes passos. Núcleos de pesquisa, mais publicações, a revista Liberdades, coleções de monografias. Um verdadeiro pólo de estudos das ciências criminais.

O primeiro Seminário

O professor conta que foram muitos anos de superação. No primeiro grande evento do Instituto, a 21 anos atrás, 4 professores buscavam os conferencistas daquele Seminário. Apesar de uma primeira edição, a conferência contou com a participação de 400 pessoas. Neste ano de 2015, quase 800 pessoas ocuparam o salão de eventos do hotel Tivoli Mofarrej. Evento, é claro, de grandeza internacional – tal qual seu Instituto.

Laboratório: as novas gerações do IBCCRIM

Shecaira ainda fala sobre os laboratórios do IBCCRIM, grandes espaços "que cultivam a chance das pessoas crescerem". Neles, os estudantes de quarto e quinto ano da faculdade de direito conseguem ter aulas com os grandes nomes do IBCCRIM – são os chamados cursos de extensão – para que possam desenvolver seus estudos e criarem suas teses. Ainda, é claro, podem enviar seus pequenos artigos para posterior publicação no famoso boletim dos criminalistas.

Com toda essa base, é claro que "gerações de pessoas absolutamente envolvidas com uma ideia" são criadas ao longo dos anos. Esse, inclusive, é o lema do Instituto: "Participe por acreditar!"

Para lacrar a entrevista inteira, Shecaira revela: "Ao longo desses 23 anos, nós vamos ganhando, angariando amizades. E o Justificando foi, sem dúvida nenhuma, uma das mais importantes dos últimos anos. Porque as novas mídias têm um papel fundamental hoje (…) e o Justificando é, exatamente, a representatividade mais aguda na área jurídica desse pensamento. Nós é que agradecemos que vocês tenham se unido à nós, a nossa proposta é que vocês façam uma união orgânica, que vocês se incorporem ao IBCCRIM naquilo que é convergente, e nós temos muito mais convergência com vocês do que com outras mídias."

Confira a entrevista completa.

Quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]