“A advocacia é fundamental na conciliação e mediação”, diz professor da USP
Terça-feira, 1 de dezembro de 2015

“A advocacia é fundamental na conciliação e mediação”, diz professor da USP

O Advocacia Pública dessa semana recebe Marcelo Bonizzi, Procurador do Estado e Professor de Processo Civil na Universidade de São Paulo. A conversa foi sobre o conciliação e mediação, tema de sua especialidade.

Bonizzi credita à falência do sistema processual do "civil law", o fato de mediação e conciliação estarem no centro do debate jurídico nacional. Nesse sentido, a quantidade do acúmulo da procura judicial levou o cenário jurídico a se adequar ao momento, oferecendo uma série de caminhos alternativos para o desfecho da lide.

"Todos os sistemas processuais, tirando aqueles de common law, que sao fundados em outra ideologia, estão praticamente falidos, devido a grande procura. Então, quando se pensa em mediação, arbitragem, conciliação e negociação se fala em um sistema multiportas. (…) Adequação passou a ser uma palavra fundamental para o operador do Direito" – afirma.

De outro lado, argumenta, essa mudança atua diretamente no papel da advocacia ao lidar com o caso. Bonizzi defende que o momento é propício para o advogado e a advogada passarem a negociar mais do que judicializar.

"É fundamental o papel da advocacia nesse ponto. O Advogado que não captar esse momento, não aprender que negociar é muito melhor que qualquer outra coisa com o advogado da outra parte (…) nós vamos perder esse momento histórico".

Acompanhe a entrevista completa que ainda trata sobre o marco regulatório da mediação e a nova carreira de mediador/conciliador que se inicia com esse cenário jurídico.

 

Terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]