Cristiano Maronna: “Se os mais ricos têm a possibilidade de evadir tributos, todos nós perdemos”
Segunda-feira, 11 de abril de 2016

Cristiano Maronna: “Se os mais ricos têm a possibilidade de evadir tributos, todos nós perdemos”

O Justificando Entrevista desta semana recebe o Doutor em Direito Penal e Advogado Cristiano Maronna para uma conversa sobre a polêmica que envolve os Panamá Papers, material divulgado mundialmente na última semana sobre contas em paraísos fiscais mantidas por milionários e autoridades dos mais variados países. 

A entrevista aborda, em primeiro lugar, o básico para você entender do que se trata esse escândalo mundial: o que são os Panamá Papers? O que é uma offshore? Maronna explica didaticamente porque essas questões estão intrinsecamente relacionadas com questões maiores, como, por exemplo, o que isso significa para o debate acerca de paraísos fiscais e a transparência econômica das empresas e bancos.

Segundo o jurista, ficou comprovado que o caminho do dinheiro do terrorismo é o mesmo do utilizado por grandes empresas transnacionais para se esquivarem de pagamento de tributos, enfraquecendo o Estado e o poder dele adimplir com programas sociais. "A falta de transparência fiscal debilita os Estados Nacionais. Isso torna muito difícil para os estados financiar a concretização de direitos sociais e acentua a desigualdade entre ricos e pobres" – afirmou.

Por isso, a entrevista também aborda o que isso representa para o debate acerca da Reforma Tributária brasileira. Curioso que, no Brasil, há uma massiva campanha publicitária para envolvidos no Panamá Papers pagarem menos impostos – "não vou pagar o pato" – protagonizada pela FIESP, cujo filho de seu presidente também está na lista de titulares de contas em paraísos fiscais. Outra beneficiada pela lista é a Rede Globo, por meio de seus diretores, o que explicaria a razão pela qual não se ouve muito falar nesse escândalo na hora do jornal. "Quem tem mais, tem que ser mais tributado" – defende o jurista.

"Se os mais ricos têm a possibilidade de evadir tributos, deixar de pagar tributos, todos nós perdemos" – conclui. . 

Veja a entrevista e deixe seu comentário.

 

Segunda-feira, 11 de abril de 2016
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend