Novo procurador-geral de MG remove promotores que investigavam rompimento de barragem
Terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Novo procurador-geral de MG remove promotores que investigavam rompimento de barragem

Antônio Sergio Tonet, novo procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, foi empossado ontem (5), mal assumiu o cargo e já removeu os três promotores que atuavam na força-tarefa do Ministério Público que investigava o rompimento da barragem do mineradora Samarco. A empresa inundou de lama tóxica a cidade de Mariana e poluiu o Rio Doce, em novembro do ano passado.

De acordo com informações da reportagem do jornal Folha de São Paulo, Tonet determinou que os promotores Mauro Ellovich, Carlos Eduardo Ferreira Pinto e Marcos Paulo de Souza Miranda deixem os postos que ocupam na área ambiental e retornem para suas comarcas de origem: Igarapé, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, respectivamente.

Para um dos promotores afastados, que não quis se identificar, isso se deu por conta dos três defenderem que as atividades da Samarco no Estado não voltem até que todas licenças ambientais estejam esclarecidas.

Agora, Rômulo Ferraz assumirá a coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio e Histórico Cultural, de habitação e Urbanismo. Ferraz foi secretário de Defesa Social no governo de Antonio Anastasia (PSDB) e continuou no governo mineiro, mesmo com a troca de comando, quando Fernando Pimentel (PT) assumiu em 2015, e atuou como subsecretário de Relações Institucionais.

Posse

O novo comandante do Ministério Público mineiro, Antônio Sérgio Tonet, ficou em segundo lugar na eleição realizada para definir o procurador-geral. Recebeu 562 votos ante 572 do primeiro colocado Jarbas Soares, que havia comandado a Promotoria estadual durante os governos dos tucanos Anastasia e Aécio Neves.

 

Terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]