Estado, democracia e capitalismo | Justificando Entrevista – Camilo Caldas
Quarta-feira, 28 de junho de 2017

Estado, democracia e capitalismo | Justificando Entrevista – Camilo Caldas

O Justificando Entrevista conversou com o professor de Filosofia Camilo Onoda Caldas sobre o Estado, a força de atuação do sistema capitalista e o direito ao voto. Para ele, “existe uma espécie de mito em torno da política de que o povo não sabe escolher bem os seus representantes, o que coloca uma certa de responsabilidade de que ‘se a política está indo mal, se o Estado não está funcionando bem, a culpa é do povo que não decidiu bem’“.

De acordo com o professor, “para além da decisão das pessoas, existe uma parte em que Política e o Estado não conseguem penetrar no campo das relações econômicas, e isso faz com que o voto do cidadão gere pouca diferença em relação ao funcionamento [completo] do Estado“.

O modelo de democracia que foi instituído nos últimos dois séculos, segundo Caldas, é um modelo que priva efetivamente as pessoas em ter poder de decisão aquilo que interessa a elas. O professor explica que “a democracia instaurada no capitalismo vem essencialmente para resolver um problema que os próprios idealizadores [do sistema] já tinham notado anteriormente: produzir estabilidade“.

Acerca da “disputa de forças” entre as potências Estados Unidos e China e o papel do Brasil enquanto agente internacional, o professor analisa que “o Brasil tem uma tendência a se alinhar aos EUA, (…) tanto por questões históricas como também pelo fato de que há grupos políticos aqui claramente envolvidos com agentes políticos Norte Americanos”. 

Formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2001, Caldas é mestre em Direito Político e Econômico pela mesma Universidade. Além disso, publicou obras como “A Teoria da derivação do estado e do direito”, “O Estado” e “Perspectivas para o direito e a cidadania”.

A entrevista completa você assiste abaixo:

Quarta-feira, 28 de junho de 2017
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend