Aplicativo ajuda trabalhadoras domésticas a conhecerem seus direitos
Segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Aplicativo ajuda trabalhadoras domésticas a conhecerem seus direitos

Foto: Reprodução

A ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos desenvolveu um aplicativo para smartphones que divulga informações sobre os direitos de trabalhadoras domésticas e facilita o contato entre as profissionais. Intitulado “Laudelina”, o aplicativo deverá ser concluído até o final de outubro e lançado oficialmente em dezembro deste ano, mas sua versão beta já pode ser baixada na Google Play Store gratuitamente por qualquer pessoa que possua um telefone celular com o sistema Android.

Além de apresentar um guia sobre os direitos trabalhistas, o Laudelina possui ferramentas que calculam salários, benefícios e valores da rescisão contratual. O aplicativo também possibilita a criação de rede de contatos entre trabalhadoras e suas entidades representativas, lista de telefones e endereços úteis, e disponibiliza espaço para denúncias de abusos.

“Nosso principal objetivo é a implementação dos novos direitos da categoria, garantindo informação e conhecimento, além da formação de redes entre trabalhadoras domésticas, e delas com seus sindicatos e órgãos de proteção”, explica a assessora jurídica e coordenadora do projeto, Lívia Zanatta.

O projeto do Laudelina foi um dos ganhadores do Prêmio Desafio de Impacto Social Google de 2016. O aplicativo foi nomeado em homenagem a Laudelina de Campos Melo, ativista sindical e trabalhadora doméstica que criou a primeira associação da categoria, em 1936.

Informações do MPT. 

Segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend