No último domingo (26), o artigo “Democracia não é vontade da maioria“, da colunista do Justificando e Professora Doutora em Direito Constitucional, Maíra Zapater, foi tema de duas questões na prova do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A prova era para o cargo de Analista Judiciário.
O exame contava com 65 questões, sendo 25 de Conhecimentos Gerais (peso um) e 40 de Conhecimentos Específicos (peso 3). O artigo de 2015, que dialogava com uma matéria da Folha de S. Paulo sobre as definições do que seria democracia, foi tema das duas primeiras questões do caderno sobre Conhecimentos Gerais.

As fotos da prova foram enviadas pela leitora do Just e concurseira, Rany Hosana, que, inclusive, acertou as duas questões.
É a terceira vez que material do Justificando foi cobrado em provas. No último dia 19, a matéria “Dia do ‘se nada der certo’ acende debate sobre meritocracia e privilégio” da jornalista Fernanda Valente, foi tema de uma das questões da 1ª fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O artigo do advogado especializado em Direito Digital, Luis Prado, caiu na prova para Medicina da Faculdade Unicesumar, de Maringá/PR.