Acompanhe o julgamento do habeas corpus de Lula no STF
Quinta-feira, 22 de março de 2018

Acompanhe o julgamento do habeas corpus de Lula no STF

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O julgamento do habeas corpus (HC) do ex-presidente Lula começa nesta quinta-feira (22), no plenário do Supremo Tribunal Federal. A análise do pedido de HC poderá definir se o petista será ou não preso após a condenação na segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

A decisão de pautar o tema veio da presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, que estava pressionada pelos demais ministros da Corte e a opinião pública. Coincidentemente, o agendamento no STF ocorreu no mesmo dia em que o TRF-4 informou que já tem uma data para analisar o recurso da defesa do ex-presidente, em Porto Alegre. Está marcado para a próxima segunda-feira (26).

Nas mãos de Rosa

Rosa Weber pode ser o voto decisivo no julgamento de hoje. Quem afirma isso é o professor Joaquim Falcão que, em artigo para o jornal O Globo, analisou o comportamento da ministra na corte.

De acordo com a observação do professor, Rosa é rigorosa na aplicação das decisões do Supremo. “Ela tem sido o equilíbrio institucional do STF. E esse equilíbrio começa com seu comportamento como ministra. Desde que assumiu, Rosa não fala fora dos autos, respeitando o que manda a lei”, diz o artigo. 

Sob tensão

A sessão de hoje deve acontecer sob tensão, haja vista que acontece um dia após uma discussão acalorada entre os ministros Gilmar Mendes e Roberto Barroso – já criticada em artigo no Justificando.

Acompanhe a cobertura no Twitter do Justificando

Quinta-feira, 22 de março de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend