Democracia, Centro e Autoritarismo
Sexta-feira, 15 de junho de 2018

Democracia, Centro e Autoritarismo

Foto: Igor Leone/Coisas Que Você Precisa Saber

 

Com todas as “instituições funcionando“, como se torna perceptível a erosão da democracia? A História fornece algumas pistas, como o declínio da participação popular nas eleições, o declínio da confiança nas instituições e o declínio nas liberdades da mídia. Mas ainda assim essa recessão democrática pode não ser tão clara para a população em geral e a transição gradual para um regime autoritário ocorre com mais facilidade, mesmo que a passos de formiga. 

 

Nesse processo de transição autoritária existe um ator cuja principal função é garantir todo um verniz de legalidade tanto através do consentimento do Congresso, quanto na construção de um discurso homogeneizador nas grandes mídias. E esse ator, senhoras e senhoras, chama-se Centro. 

 

Nesse vídeo/coluna trato especificamente do papel do Centro durante as “democracias de maré baixa” e como líderes autoritários fazem uso desse centro para se firmarem no poder. E mais, revelo também pesquisas que desmascaram quem são e o que defendem as pessoas que se classificam como centristas e como, na verdade, podem ser elas a verdadeira ameaça à democracia. 

 

 

Conheça o canal: Coisas Que Você Precisa Saber.

 

 

Sexta-feira, 15 de junho de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend