Patrick Mariano, Jessé de Souza e Marcelo Semer debaterão democratização do judiciário
Quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Patrick Mariano, Jessé de Souza e Marcelo Semer debaterão democratização do judiciário

Imagem: EBC

Com o tema “Democratizar o judiciário, democratizar a sociedade brasileira”, o 3º Congresso do Sindijus Sergipe começa seu ciclo de debates sobre o Poder Judiciário sergipano e nacional na noite da próxima sexta, 24 de agosto, no Hotel Aquarios, na Orla de Atalaia. O evento contará com a participação do advogado e colunista do Justificando Patrick Mariano, o sociólogo Jessé de Souza e o juiz Marcelo Semer, antigo colaborador do Justificando.

O tema do congresso reflete a necessidade urgente de uma reforma do Poder Judiciário e alinhava todas as atividades do evento. De acordo com a organização, a discussão é de extrema importância, principalmente considerando o momento de avanço de posturas autoritárias contra os direitos da população que comprometem gravemente a democracia no país.

A integrante da comissão organizadora do 3º Conjus e técnica judiciária Luciana Nunes explica como a conjuntura pede a reflexão proposta para o evento. “No atual momento do país, em que os direitos estabelecidos na Constituição deixam de ser assegurados pelo Poder Judiciário que deveria fazê-lo. Nós, como trabalhadores desta instituição, não podemos nos furtar de fazer uma avaliação investigativa sobre o porquê de tal Poder negar-se, reiteradamente, a atuar para barrar os retrocessos institucionais a que estamos sendo submetidos. Neste encontro, pretendemos também, por meio do debate, buscar alternativas para construção de um outro Judiciário, na certeza de que qualquer solução viável para o resgate da democracia no Brasil perpassa pela democratização do Judiciário, com a participação da sociedade civil na administração e fiscalização dos tribunais.

 

+[ASSINANDO O +MAIS JUSTIFICANDO VOCÊ TEM ACESSO À PANDORA E APOIA O JORNALISMO CRÍTICO E PROGRESSISTA]+

 

Palestras

Na noite de abertura começa com uma análise de conjuntura local do professor e presidente da CUT/SE, Rubens Marques Souza. Em seguida, será feita uma análise de conjuntura do Judiciário com Dionizio Jânio Barbosa de Souza, coordenador da Secretaria Geral da Fenajud. Fechando o primeiro dia, uma reflexão sobre a conjuntura nacional e internacional com o professor Jessé de Souza, PhD em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg da Alemanha e autor do livro ‘A Elite do Atraso’.

No sábado, 25, a programação começa às 8h30. Para discutir ‘O Judiciário brasileiro e as propostas para democratizá-lo’, a primeira mesa do dia reunirá a promotora de Justiça aposentada Marília Lomanto Veloso, o advogado popular Patrick Mariano e o juiz de direito Marcelo Semer.

Já a segunda mesa do sábado, intitulada ‘As transformações no mundo do trabalho e seus reflexos para os trabalhadores do Judiciário’, traz o coordenador-geral da RET (Rede de Estudos do Trabalho), Giovanni Alves.

Às 19 horas, após deliberação da linha de atuação do sindicato para os próximos anos, acontece a plenária final e, em seguida, a confraternização de encerramento, também no Hotel Aquarios.

A programação completa do evento está disponível neste link.


O Justificando não cobra, cobrou, ou pretende cobrar dos seus leitores pelo acesso aos seus conteúdos, mas temos uma equipe e estrutura que precisa de recursos para se manter. Como uma forma de incentivar a produção de conteúdo crítico progressista e agradar o nosso público, nós criamos a Pandora, com cursos mensais por um preço super acessível (R$ 19,90/mês).

Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.

[EU QUERO APOIAR +MaisJustificando]

 

Quinta-feira, 23 de agosto de 2018
Anuncie

Apoiadores
Seja um apoiador

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 175 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

Justificando Conteúdo Cultural LTDA-EPP

[email protected]

Send this to a friend