Podcast Justificando #32
Há décadas os movimentos de luta por moradia vem reafirmado seu principal lema: quando morar é um privilégio, ocupar é um direito. As pesquisas atestam o fato de que no Brasil, ter um teto ainda é uma das maiores dificuldades da população. São mais de 6 milhões de famílias sem casa pra morar no país segundo o IBGE.
Em 24 de junho deste ano, quatro ativistas da luta por moradia digna foram presos injustamente em um inquérito que tenta enquadra-los de envolvimento com o crime organizado. Preta Ferreira, filha de Carmem, liderança do MSTC foi presa juntamente com seu irmão Sidney sob a acusação de extorsão, por cobrança de uma taxa de moradores em condomínios ocupados do centro de São Paulo.
Preta, convidada desta semana no nosso podcast, ficou presa preventivamente na Penitenciária Feminina de Santana, na zona norte da capital paulista, por 109 dias. Recebemos também para comentar os aspectos jurídicos da luta por moradia digna a advogada Vivian Mendes.
O episódio é apresentado por André Zanardo, diretor de redação do Justificando e Mariana Boujikian.
Nosso podcast está disponível para ser escutado em diversos players de podcasts.
Caso prefira, escute imediatamente aqui no seu Webplayer:
Distribuição: Spotify, Apple Itunes, Youtube, TuneIn, Stitcher
Apresentação: André Zanardo e Mariana Boujikian
Colunistas: Marcelo Semer, Márcio Sotelo Felippe, Margarete Pedroso, Anna Serrano, Márcia Semer, Patrick Mariano, Rubens Casara e Giane Álvares.
Assinando o plano +MaisJustificando, você tem acesso integral aos cursos Pandora e ainda incentiva a nossa redação a continuar fazendo a diferença na cobertura jornalística nacional.